fbpx
O que são repositórios de projetos?
dois suporte de celular para bancada cortados a laser. Um ao fundo tal como é cortado na máquina cortadora a laser. A frente se encontra o mesmo modelo de suporte montado.

Vamos falar sobre repositórios de projetos? O que são, para o que servem, quais usamos com frequência aqui na guilda, e como usar.

O que são?

Eles são plataformas que concentram projetos disponibilizados digitalmente, seja de forma gratuita, ou mediante cobrança de contribuição. Esses projetos variam em forma, nível de complexidade e preço. Podem ser programas (software), bibliotecas de código, um modelo tridimensional para impressão, ou esquema de montagem de uma placa eletrônica. Portanto, se você quer um projeto mobiliário, existe a Open Desk. Se você quer o modelo 3D de um parafuso, existe a GrabCAD.

Para o que servem?

As razões para se usar um repositório pode variar desde a necessidade de busca por referências ao solucionar um problema, ou testar uma técnica com projetos já testados. Nos nossos cursos de fabricação sempre indicamos aos participantes que explorem essas plataformas. Você pode fazer o download de arquivos e focar na configuração dos arquivos e na operação da máquina correspondente.

Está difícil de entender o que quero dizer? Que tal eu te mostrar como fazer isso?

Como usar?

Quando estou fazendo alguma coisa repetitiva, tal como costurando, gosto de assistir vídeos no Youtube. Normalmente, faço isso no celular. Sempre senti falta de um suporte simples de mesa. É muito fácil achar projetos gratuitos online.

dois suporte de celular para bancada cortados a laser. Um ao fundo tal como é cortado na máquina cortadora a laser. A frente se encontra o mesmo modelo de suporte montado. Esse projeto foi baixado de um repositório de projetos chamado Thingiverse.
Vamos fazer esse juntos?

Por uma questão de praticidade e acesso às máquinas, decidi usar corte a laser ou impressão 3D. Logo, abri três sites: Thingiverse, Instructables e Pinterst (sim, são muitas referências lindas!).

Este projeto está no Thingiverse. É do Wyn Griffith e pode ser baixado de forma gratuita.

Usamos MDF de 3mm e cortamos em uma máquina de tubo de 40W. Usamos 65% de potência e 18 m/s de velocidade.

Cortamos no Faz Makerspace, um dos nossos espaços favoritos aqui de Beagá. #ficaadica

Fica aqui o convite para vocês reproduzirem também. Tem algum outro suporte que você me indicaria o teste?

dois suporte de celular para bancada cortados a laser. Um ao fundo tal como é cortado na máquina cortadora a laser. A frente se encontra o mesmo modelo de suporte montado e com celular posicionado sobre. Esse projeto foi baixado de um repositório de projetos chamado Thingiverse.
Problema resolvido!
Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TOP

X