fbpx
Simone Giertz: inventora de coisas inúteis
escultura feita de corte a laser de uma foto do instagram da Simone Giertz

A Simone Giertz é uma inventora Sueca que viralizou no Youtube com o vídeo de um de seus robôs. Um robô para escovar dentes. Ele parece mais uma piada do que uma real tentativa de revolucionar o mercado odontológico.

Então, por que você deveria fazer coisas inúteis?

Por que você deveria fazer coisas inúteis

Você deveria assistir, se ainda não assistiu, o TED Talk que a Simone fez alguns anos atrás. Na sua palestra “Por que você deveria fazer coisas inúteis” ela conta como se propor a construir máquinas falhas a ajudou a superar a própria ansiedade. De quebra, Simone inventou a própria carreira.

É isso? Coisas inúteis te tornam menos ansiosa? Só pela folia?

Não, não é só pela folia. Embora eu já ache uma justificativa válida o bastante.

As vezes a gente olha para o trabalho das pessoas e sente que jamais seria capaz de fazer algo parecido. Para sequer tentar, não custa nada. A questão é: um trabalho meio porcaria faz parte do processo de aprender a fazer coisas bem menos porcaria. O trabalho dos outros também partiu de uma etapa de inexperiência. Ninguém nasce mestre.

Na última publicação falamos sobre como erros no processo podem ser incorporados e transformados em acerto. A Simone passou a criar robôs inúteis como uma forma menos estressante de se ensinar robótica. Não se levar muito a sério é importante para aliviar a pressão de performar sempre o seu melhor.

Aprender algo novo é desconfortável. Por vezes, nos sentimos incapazes e estúpidos. Costura, uma língua nova, ou hardware. São habilidades difíceis a se construir sozinha. É possível, mas você precisará ser paciente. Perdoe suas falhas no caminho.

Giertz compartilha suas ideias e seu processo no Youtube. Hoje integra uma comunidade diversa de Produtores de Conteúdo alinhados a Comunidade Maker. Isso é um padrão. O processo é a estrela. O aprendizado é o objetivo.

Ela hoje constrói muito mais do que coisas inúteis

No final do ano passado ela lançou uma campanha no Kickstarter. Foi um calendário anual de registro de hábitos. O Every Day Calendar é um calendário eletrônico que ilustra bem a consistência ao manter um hábito do usuário.

Este foi o primeiro projeto, de fato útil, que ela lançou. A campanha tinha como objetivo coletar 35.000 dólares. Ela conseguiu $593.352! Impressionante, né! Ela não só fez o projeto eletrônico, como o industrial.

O ganho de confiança como projetista é visível. E embora ela ainda se permita a fazer projetos não tão úteis, eles não são os únicos. Parte disso, ela deve a uma mudança de mentalidade. Quando o valor está no processo o resultado é só uma consequência. O ofício, a arte e as habilidades sempre são aprimoradas quando o fazedor se mantém em movimento.

A Simone é prova viva disso!

Ela continua a se superar ao assumir desafios incríveis! Você conhece a Tesla? Com o fruto de seu trabalho como inventora de robôs inúteis ela comprou um Tesla e decidiu “tunar” o menino. E devo dizer, agora ele é muito mais a cara dela.

Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

TOP

X